quinta-feira, 23 de julho de 2009

CORDEL ATRAVÉS DO TEMPO

Cacá Lopes






LITERATURA DE CORDEL, MÚSICA
E TRAVA-LÍNGUA












O cordel através do tempo

A literatura de cordel brasileira é considerada a mais perfeita forma de expressão popular literária em todo o mundo. No Nordeste, além do papel social, aproximando as pessoas, sempre teve uma finalidade lúdica, daí a popularidade de heróis picarescos como Canção de Fogo e João Grilo. As estórias de encantamento representavam uma fuga temporária da realidade quotidiana e um mergulho num mundo onde tudo era possível. Os cangaceiros encarnavam um ideal de justiça numa época em que o coronel se postava como um senhor absoluto. Lampião, Padre Cícero, Getúlio Vargas e Frei Damião foram, e continuam sendo, biografados pelos poetas populares, intérpretes do inconsciente coletivo.

Leandro Gomes de Barros, morto há 90 anos, é, ainda hoje, o mais lido de todos os poetas do gênero e o principal responsável por sua difusão. O romance do pavão misterioso, de José Camelo de Melo Rezende, é o best-seller do cordel, com milhões de exemplares vendidos em mais de 70 anos de edições e reimpressões ininterruptas.
Nos dias de hoje, principalmente nas grandes cidades, a possibilidade de alguém desfrutar dessa fonte é reduzida, uma vez que nem os meios de comunicação e nem sempre os programas educacionais oferecem essas características populares da nossa cultura.
Através da atividade Literatura de Cordel, Música e Trava-língua, será ressaltada a importância da leitura para o seu enriquecimento cultural, proporcionando aos participantes conhecerem melhor esta literatura e até, quem sabe, produzirem seus próprios textos.










Quem é Cacá Lopes


CACÁ LOPES é cantor, compositor, cordelista, produtor cultural e violonista ímpar. Nasceu em Araripina, Pernambuco, no sopé da Chapada do Araripe, região encantada que deu à humanidade Luiz Gonzaga e Patativa do Assaré, referenciais sempre presentes na arte de Cacá. Autor, entre outros, de O cordel do trava-língua e As aventuras do matuto Zé Ruela, além do livro infantil Cinderela em Cordel. Morando em São Paulo há 23 anos, CACÁ LOPES, está lançando seu Quinto CD de MPB. É presença constante nos Palcos da cidade, em SESCs, Centros Culturais, Escolas e Universidades.

Público-alvo: professores alunos e freqüentadores do Museu da Língua Portuguesa.

Nenhum comentário: