sexta-feira, 31 de julho de 2009

II ECONTRO DA CARAVANA DO CORDEL

CECISP-CENTRO CINECLUBISTA DE SÃO PAULOAPRESENTA NESTE SÁBADO, 01 DE AGOSTODAS 19H ÁS 22H2º ENCONTRO DE CORDEL: “É um mundo de cordel para todo o mundo!”
A Caravana do Cordel, projeto coletivo, construído por poetas populares nordestinos radicados em São Paulo, estreou com o pé direito. No segundo encontro, marcado para o dia 1º de agosto, a Caravana terá uma série de atividades, todas elas voltadas para o fortalecimento e valorização da cultura nordestina.
O evento, desta vez, além da exposição e venda de cordéis, livros e CDs, prestará uma justa homenagem a dois ícones nordestinos: Luiz Gonzaga e Raul Seixas, nos 20 anos de morte completados em agosto.
Na mesma ocasião serão lançados mais três folhetos de cordel: As Aventuras do Menino Jesus, de Benedita Delazzari, Chicó, o Menino das Cem Mentiras, de Pedro Monteiro (Luzeiro); A Chegada de Michael Jackson no Portão Celestial, de João Gomes de Sá e Klévisson Viana (Tupynanquim).
Presenças confirmadas de Varneci Nascimento, Cleusa Santo, Nando Poeta, Sebastião Marinho, Costa Senna & Banda Universos, Marco Haurélio, Cacá Lopes, Jocélio Amaro, Toninho de Olinda, Moreira de Acopiara, Evânio Matos, Luiz Wilson, Cícero Pedro de Assis e outros nomes da poesia popular escrita e cantada. Compareça! Participe dessa grande festa!Rua Augusta, 1239, conjunto 13 e 14ConsolaçãoSão Paulo-SP(11) 3214-3906cineclubistas@yahoo.com.br

quinta-feira, 23 de julho de 2009

CORDEL ATRAVÉS DO TEMPO

Cacá Lopes






LITERATURA DE CORDEL, MÚSICA
E TRAVA-LÍNGUA












O cordel através do tempo

A literatura de cordel brasileira é considerada a mais perfeita forma de expressão popular literária em todo o mundo. No Nordeste, além do papel social, aproximando as pessoas, sempre teve uma finalidade lúdica, daí a popularidade de heróis picarescos como Canção de Fogo e João Grilo. As estórias de encantamento representavam uma fuga temporária da realidade quotidiana e um mergulho num mundo onde tudo era possível. Os cangaceiros encarnavam um ideal de justiça numa época em que o coronel se postava como um senhor absoluto. Lampião, Padre Cícero, Getúlio Vargas e Frei Damião foram, e continuam sendo, biografados pelos poetas populares, intérpretes do inconsciente coletivo.

Leandro Gomes de Barros, morto há 90 anos, é, ainda hoje, o mais lido de todos os poetas do gênero e o principal responsável por sua difusão. O romance do pavão misterioso, de José Camelo de Melo Rezende, é o best-seller do cordel, com milhões de exemplares vendidos em mais de 70 anos de edições e reimpressões ininterruptas.
Nos dias de hoje, principalmente nas grandes cidades, a possibilidade de alguém desfrutar dessa fonte é reduzida, uma vez que nem os meios de comunicação e nem sempre os programas educacionais oferecem essas características populares da nossa cultura.
Através da atividade Literatura de Cordel, Música e Trava-língua, será ressaltada a importância da leitura para o seu enriquecimento cultural, proporcionando aos participantes conhecerem melhor esta literatura e até, quem sabe, produzirem seus próprios textos.










Quem é Cacá Lopes


CACÁ LOPES é cantor, compositor, cordelista, produtor cultural e violonista ímpar. Nasceu em Araripina, Pernambuco, no sopé da Chapada do Araripe, região encantada que deu à humanidade Luiz Gonzaga e Patativa do Assaré, referenciais sempre presentes na arte de Cacá. Autor, entre outros, de O cordel do trava-língua e As aventuras do matuto Zé Ruela, além do livro infantil Cinderela em Cordel. Morando em São Paulo há 23 anos, CACÁ LOPES, está lançando seu Quinto CD de MPB. É presença constante nos Palcos da cidade, em SESCs, Centros Culturais, Escolas e Universidades.

Público-alvo: professores alunos e freqüentadores do Museu da Língua Portuguesa.

domingo, 12 de julho de 2009

CARAVANA DO CORDEL TEM NOVO ENCONTRO

Cacá Lopes foi um dos destaques da Caravana do Cordel. O poeta, intérprete, compositor e violonista Cacá Lopes foi um dos destaques na Caravana do Cordel, cantando os seus grandes sucessos "Cacá" e "Sonhos e Mitos". E nunca é demais lembrar: sábado, 1 de agosto, novo encontro marcado, com o lançamento dos folhetos: AS AVENTURAS DO MENINO JESUS, de Benedita Delazzari A CHEGADA DE MICHAEL JACKSON NO PORTÃO CELESTIAL, de João Gomes de Sá e Klévisson Viana CHICÓ, O MENINO DAS CEM MENTIRAS, de Pedro Monteiro.